quarta-feira, 27 de abril de 2016

A HISTÓRIA DOS ANIMES

A história do anime, o gênero de animação de origem japonesa, começa na segunda década do século XX, com uma série de curtas metragens similares aos achados em outros países, influenciados pelas obras da Disney em grande parte.
Algum tempo depois da Segunda Guerra Mundial, começaram a surgir grandes companhias dedicadas tanto às séries televisivas como aos longas-metragens, entre as que se destaca temos a Toei Animation.
Mesmo que muitas seguiram em ativo nas últimas décadas do século XX, e segue no início do século XXI, uma série de diretores e criadores de histórias alcançaram renome próprio neste gênero, bem por obras de grande fama, como Katsuhiro Otomo com  Akira Toriyama com Dragon Ball, como por suas compridas e premiadas trajetórias, como Hayao Miyazaki.
Antes de falarmos em animes, vamos falar um pouco de animação.
Os grandes pioneiros em animação foram os norte-americanos, que em 1906 produziram uma animação de apenas 3 minutos, seu nome era "Humorous Phases of funny face" algo como “Fases divertidas de rostos engraçados”, logo no ano seguinte, 1907, o Japão fez a primeira produção de animação: Katsudō Shashin, em onde sai um menino marinheiro.
A companhia Tennenshoku Katsudo Shashin (Tenkatsu) é quem reage primeiro, encarregando em 1916 ao desenhista de mangá Oten Shimokawa um filme do gênero. Naquela época não existia documentação no Japão sobre as técnicas de animação, por isso a tarefa de Shimokawa não foi fácil. Não obstante, conseguiu realizar o primeiro filme de animação japonesa, Imokawa Mukuzo, Genkanban no maki (Mukuzo Imokawa e o guarda da entrada) estreada em janeiro de 1917. Por sua vez, o pintor de estilo ocidental Seitaro Kitayama, interessado pelos filmes estrangeiros de animação que via, apresenta um projeto de realização própria à companhia Nippon Katsudo Shashin (Nikkatsu), que esta aceita.
Kitayama também não era um experto na animação, mas a base de provas e erros conseguiu terminar Saru Kani gassen (A batalha do macaco e o caranguejo), baseada em um conto popular japonês, que foi estreada em maio de 1917. Shimokawa e Kitayama começaram a realização de seus filmes em 1916, coincidindo com a implementação do desenhista de mangá de corte político Sumikazu Kouchi, que por encargo agora da companhia Kobayashi Shokai, estrearia em junho de 1917 Hanawa Hekonai, Shinto no maki (Hekonai Hanawa e sua nova espada), com um samurai como protagonista.


Após esses lançamentos houve poucos avanços nas animações japonesas, após a derrota do Japão na segunda guerra mundial, Shin Nihon Dogasha, dedicada à produção de filmes de desenhos animados, com Sanae Yamamoto e Kenzo Masaoka como figuras principais. Centrada em Tokyo, chegou a reunir até 100 pessoas para dedicar-se ao mundo da animação, mas a falta de trabalho obrigou a dissolver a recém-nascida companhia. Em 1947, contando então com a colaboração de Yasuji Murata, se forma no seu lugar a Nihon Manga Eigasha, onde Masaoka conclui Sakura (A cerejeira), obra que descreve as belezas de Quioto ao longo das quatro estações, mas que, no entanto, você não chega a estrear-se. Após isso, em 1948 Yamamoto e Masaoka decidem tornar-se de Nihon Manga Eigasha para formar a Nihon Doga Company.

Porem o grande bum dos animes começou na década de 70 com os animes como A Princesa e o Cavaleiro (Osamu Tezuka 1928 - 1989), Fantomas (Marcel Allain (1885–1969) e Pierre Souvestre (1874–1914).) e Speed Racer (Tatsuo Yoshida 1932 - 1977), o primeiro com grande projeção internacional.

No Brasil os a extinta TV Tupi trouxe um dos primeiros animes, O Homem de Aço (Tetsujin 28 Go). Mais tarde, as demais emissoras trariam os também pioneiros MarineBoy (Ganbare! Marin Kid), Oitavo Homem (Eito Man), Super Dínamo (Paa Man), Príncipe Planeta (Yuusei Shonen Papii) e Esquadrão Arco-Íris (Rainbow Sentai Robin).
Os animês são exibidos no Brasil há mais de 40 anos, e séries como Don Drácula, Piratas do Espaço, Menino Biônico e Sawamu colecionam fãs. Mas o maior fenômeno foi Cavaleiros do Zodíaco, que, sozinho (e sem esta pretensão), gerou em 1994 o boom dos desenhos japoneses que ecoa até hoje.
A série virou referência, foi reprisada muitas vezes, rendeu muito merchandising e fez outras emissoras, além da finada Manchete (que o exibia), apostar nos animês.
Em 2000 tivemos outros 2 grandes fenômenos Digimon e Pokemon, que reavivaram a febre dos animes na tv aberta, na mesma época foi exibido a saga Buu de Dragon Ball Z, pela rede globo, (já que a fase dragon ball foi exibido pelo SBT e a saga dos Sayajins, freeza e Cell pela Band), no mesmo ano a rede globo apostou em animes como medabots, beyblade e um dos maiores sucessos yugi oh.
O que nos trás até aqui, hoje são exibidos poucos animes na tv aberta, porem a febre continua, pois muitos compram dvds na liberdade, fazem download pela internet, e muitos desses animes já possuem cópias dubladas.Bom galera é isso por hoje, espero que tenham gostado, não se esqueçam de curtir nossa pagina e compartilhar nosso blog. Na próxima postagem deixo vocês decidirem, preferem que eu fale mais sobre anime ou que eu aborde a J-music? Deixem suas respostas nos comentários. Até a próxima



2 comentários:

  1. artigo muito bom e esclarecedor, eu sei como desenhar personagens de anime, amo assistir anime, mas nao sabia da história dos animes! obrigado

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse artigo sobre animes

    ResponderExcluir