segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CRÍTICA: BINGO - O REI DAS MANHÃS


E aí povo nerd,
Pela primeira vez aqui no blog vou fazer uma crítica a um filme nacional, Bingo: O Rei das Manhãs, não sou nenhum amante do cinema feito no Brasil, mas esse aqui me pegou. Quando vi o trailer do filme nem dei bola, ainda tenho preconceito com cinema nacional, mas minha esposa e vários elogios me levaram para uma sala de cinema, confesso que estava com um pé atrás, mas fui positivamente surpreendido.


O filme dirigido por Daniel Rezende, é baseado na vida de Arlindo Barreto, que interpretou o segundo e o mais famoso palhaço Bozo aqui no Brasil, não é uma cinebiografia de fato, já que nomes foram alterados e alguns fatos foram inseridos ou modificados no filme para dar um ar mais dramático, como o diretor comentou, para poder ter mais liberdade para contar a história. Temos, Vladimir Brichta da vida a Augusto Mendes, ator que se tornaria o palhaço Bingo; Leandra Leal como a produtora do programa, Lucia; Augusto Madeira, faz o cameraman sacana e parceiro de Augusto, Vasconcelos; Ana Lúcia Torre interpreta Marta Mendes, mãe de Augusto; Tainá Müller faz o papel da a ex-mulher do protagonista, Angelica. Temos ainda Emanuelle Araújo interpretando a Gretchen(único nome real utilizado), participam do filme também, Pedro Bial e o ator Domingos Montagner, que faleceu no ano passado, o próprio Arlindo Barreto faz uma ponta no longa. Bingo: O Rei das Manhãs mostra como Augusto alcançou a fama graças ao palhaço Bingo, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a abusar do álcool e se envolver com drogas, que atacaram destruindo sua carreira.

Bingo e Gretchen
Para uma pessoa que viveu a infância nos anos 80, que acompanhava o programa do Bozo todos os dias, foi uma volta para aquela época. O filme retrata muito bem os anos 80, trazendo aquele clima de nostalgia, algo semelhante ao que senti quando assisti Stranger Things, como plus de ser algo que fazia mais parte da minha vida de uma forma mais intensa. Logo no início, o filme se parece com uma gravação de fita VHS. Um destaque para os detalhes, como quando é mostrado o centro de São Paulo, os comerciais de TV da época, tudo foi mostrado de uma forma muito competente. O roteiro do filme é muito bom, o filme tem boas partes de comédia e uma carga dramática bem forte, mas tudo na medida certa. Só tenho elogios para o filme, as atuações são muito boas, o filme é muito bem dirigido, recomendo altamente esse filme. Uma coisa triste que tenho que mencionar, a sessão em que eu fui, mesmo sendo num sábado à tarde estava muito vazia. Esse filme além de me trazer uma ótima lembrança da minha infância, mudou minha opinião sobre filmes nacionais, agora vou dar uma chance maior para os filmes feitos aqui, principalmente do diretor Daniel Rezende. Um outro ponto alto do filme é a trilha sonora, com músicas do rock nacional e internacional, que só acrescenta ainda mais qualidade ao filme. O filme Bingo também mostra que a geração que viveu nos anos 80 foi criada no fogo, acredito que isso nos fez mais fortes e por isso não ficamos de mimi na internet, hahaha. Na minha opinião, até que o filme ia ganhar um ar ainda mais nostálgico se não fosse  feitas todas as alterações, mas isso não tira a qualidade do filme, é só algo meu mesmo. Bem é isso, o filme traz uma sensação muito boa, se você viveu aquela época vai adorar o filme. Deixe seu comentário e acompanhe o Somos Todos Nerds nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário